A Taxa de Abertura é a primeira métrica que você deve observar ao enviar campanhas de e-mail. Ela vai te dizer a “temperatura” da sua lista e a atratividade das suas campanhas.
Como calcular a taxa de abertura?
Número de pessoas que abriram seu e-mail dividido pelo número de pessoas que receberam seu e-mail
Taxa de abertura = nº abertos / n° recebidos
Por que a Taxa de Abertura é importante?
Ela é essencial para entender como a sua lista está lidando com o seu conteúdo.
Uma taxa de abertura baixa (menor de 9%) pode indicar que seu e-mail está parando na caixa de promoção, na caixa outros, no spam, que você está captando contatos desqualificados ou inválidos, que seu assunto não está atrativo, que sua lista não está interessada pelo seu conteúdo, que a frequência ou horário que você envia suas campanhas não estão adequados…
Como aumentar a taxa de abertura?
📧 Observe em quais dias e horários seu público mais abre os e-mails,
📧 Segmente sua lista: crie uma comunicação especial para cada perfil de lead que você tiver, e evite contatos desengajados.
📧 Faça testes! A maioria das ferramentas disponibiliza formas simples de fazer testes a/b (vamos nos aprofundar no assunto em breve), para que você possa entender qual o formato de assunto que funciona melhor para seu público.
📧 Limpe periodicamente sua lista, removendo contatos desengajados, descadastrados e inválidos.
🥇 Dica de ouro: Faça perguntas ao final do e-mail, invista tempo respondendo as pessoas, essas “conversas” ajudam os provedores a entenderem que seu domínio é confiável e priorizá-lo na caixa de entrada.