Um lead é um contato.
Uma pessoa que, de alguma forma, demonstrou algum tipo de interesse por você, pelo seu conteúdo, pela sua empresa.
O lead é um potencial cliente, ele é um dos bens mais preciosos da sua empresa! Ele pode ter se inscrito para um evento online, para receber alguma recompensa/isca digital, entre outras possibilidades.
Mas muito provavelmente ele ainda não está pronto para comprar, então ele precisará passar por um processo de nutrição e relacionamento até chegar o momento de se tornar seu cliente.
O LEAD É O CRUSH DA SUA EMPRESA
Não adianta só ter o e-mail ou WhatsApp, você precisa ganhar a confiança dele, demonstrar que é um bom partido, gerar valor, e aí sim vai poder chamar pra sair oferecer seu produto ou serviço!
Captação de leads
Existem várias formas de captar leads. Você pode criar uma isca digital e oferecer em troca do e-mail (por exemplo um e-book, uma vídeo aula ou algo do tipo), pode pedir o e-mail na inscrição para um evento online, ou simplesmente pode deixar que as pessoas se inscrevam na sua lista para receber novidades.
Por favor: não compre contatos, não faça spam!
Quanto mais melhor?
Quantidade é algo importante para testes e métricas, mas não adianta ter centenas de milhares de leads que não tem nenhum interesse no que você vende. Primeiro defina sua persona e depois alinhe suas ações para ela.
Nutrição e relacionamento com os leads
Aqui começa a ficar mais legal.
É nessa etapa que você vai criar um relacionamento com o lead, entregar muito valor gratuitamente, quebrar objeções da sua persona, aumentar o valor percebido sobre seu produto ou serviço e ir “empurrando” o lead pelo funil de vendas.
– Ah, Clara, existem funis que já vendem logo no início (Vamos conversar mais sobre funil de vendas em breve).
– Ah, Clara, meus contatos são clientes antigos. Posso continuar me relacionando com eles?
– DEVE!
Armazenamento e gerenciamento de leads
Você pode armazenar e gerenciar seus leads em CRMs e/ou sistemas de Automação de Marketing como Active Campaign, RD Station, MailChimp, Lead Lovers, entre outros.
Dentro dessas ferramentas você pode tagear , qualificar, segmentar e automatizar a comunicação com seus leads.
🥇 Dica de ouro: Sempre segmente seus leads, ou seja, separe por origem, qualificação, engajamento, perfil. Isso vai te ajudar a criar uma comunicação mais personalizada e efetiva para cada fase do funil (também falarei mais sobre segmentações em breve).
E esse foi o primeiro post da série “Dicionário Básico de Marketing Digital”, onde vou trazer os principais conceitos dessa área da forma mais simples e completa possível.
Lembrando que apesar do conceito de lead ser aplicado no marketing e vendas em geral, aqui eu procurei trazer exemplos e usos para o Marketing Digital.
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